Campanha "Verão Saudável e Seguro"

 


 

Ao Verão está associado o lazer, o repouso, a diversão e o bem-estar físico e psicológico.

No entanto, as elevadas temperaturas que se fazem sentir no período do Verão representam um risco acrescido para a saúde da população, não só pela exposição à radiação solar, como também pelos efeitos das temperaturas muito elevadas (extremas e continuadas) na saúde da população em geral e dos grupos mais vulneráveis (idosos, crianças, grávidas, pessoas que vivem com doenças crónicas e pessoas que exercem atividades ao ar livre), envolvendo por exemplo situações de desidratção e descompensação de doenças crónicas. Este é igualmente um período propício à ocorrência de mortes por afogamento, de toxinfeções alimentares, de incêndios, e do aumento da população de mosquitos e carraças, potenciais transmissores de doenças vetoriais.

Neste, sentido, para que o Verão seja vivido de forma "Saudável e Segura" deverão ser tomadas algumas precauções que são apresentadas neste microsite. 

Este microsite pretende aumentar a literacia em saúde dos cidadãos ou seja capacitá-los para a sua proteção individual no período de verão/calor e também constituir um importante recurso de informação para os profissionais.  

A informação que aqui se apresenta está de acordo com o preconizado no Plano de Contingência para o Verão  2018 do IASAÚDE, IP-RAM.

Plano Contingência Saude Sazonal Verão 2018